Quem sou eu

Minha foto
Divinopólis, Minas Gerais, Brazil
Filósofo educador. "(...) a felicidade não é o somatório de todos os prazeres de que logramos desfrutar menos todas as dores que não conseguimos evitar e, sim, uma certa qualidade de vida".

domingo, 1 de fevereiro de 2009

O homem medíocre a espera do redentor

Deus é obra louca de um homem, como o são, aliás, todos os deuses. O homem medíocre é tal a massa dos homens que procura não obstante, elevar a ideais universais o seu ideal de fraqueza, mediocridade, covardia e resignação e faz tudo para que também os espíritos fortes e corajosos o aceitem. Para tanto, ele se serve e agarra a uma religião como um cão a um osso.
Curioso que o homem tem assumido uma postura de covardia e de extrema fraqueza espiritual ao se esconder atrás dos mantos sagrados de determinadas tradiçoes religiosas. Trágicos desfechos como o ocorrido no templo da igreja renascer sem contar outras formas duvidosas de promover o encontro de fieis com Deus, são justificadas com suaves palavras tais quais "para tanto deve haver um propósito de Deus". Mas Deus não pode e nem deve ter autonomia para deliberar sobre assuntos de engenharia e principalmente no que tange a economias baratas..., resultado da ganância de uns Aristocratas. Contudo, perdas de vidas como o ocorrido serão silenciadas com a promessa de um lugar junto aos céus.
Como bem dizia Nietzsche dirigindo-se ao rebanho, a massa dos medíocres, e proclamado pela boca de Zaratustra, que a existência do homem é totalmente terrena e que Deus não existe: “Deus está morto”. Assim sendo, homem nasceu para viver na Terra, e não existe pelo que se sabe outro mundo onde possa manifestar-se plenamente.
O homem inventa valores morais e religiosos e coloca sobre os próprios ombros o peso insuportável de viver o impossível, despreza a si mesmo, e nega a sua beleza e exuberância.
Seria sugestivo que o homem livrasse das cadeias e dos grilhões e transformar radicalmente a sua consciência mediante uma profunda metamorfose interior: passar de camelo – homem resignado e assumir uma postura altaneira e de um audacioso leão. “De fraco, medíocre, obediente, religioso, moralista, sustentáculo de infindáveis fortunas e prazeres imperiais de uns poucos Aristocratas para tornar-se um legislador de si mesmo dono absoluto dos próprios atos, sem obrigação de prestar conta do que fez nem a Deus, nem a Sociedade, mas somente a si mesmo.
Por fim e não menos importante, resta-nos o consolo. Não serão poucos os esforços e assim esperamos que seja terreno, que o ressarcimento para tais prejuízos venha de contribuições anteriores e do fundo de reservas não contabilizados pelos donos e casal de pombinhos Apóstolo Estevão como gosta de ser tratado e a Bispa e maravilhosa Sônia Hernandes.
Desta forma um clã religioso que explora fieis aplicando golpes de toda ordem, se vê diante de um grande e trágico desfecho acarretando perdas de vidas irreparáveis, e transtornos emocionais que somente o tempo poderá cicatrizar. A igreja Renascer em Cristo ironicamente se vê diante de uma sina, dito de outra forma; renascer em divida.
Assim sendo, esperamos uma e nao mil coisas: que a igreja tenha que preste conta ao tribunal dos homens e sejam apontados e julgados os responsáveis.

2 comentários:

  1. e aí Israel.
    Parabéns pela iniciativa de criar este blog. Tenho certeza que ele será instrumento de discursos filosóficos e fonde de aufklärung.

    cleverson

    ResponderExcluir
  2. O MAIS IMPORTANTE DE TUDO OQUE VC FALOU,E QUE O MEU DEUS ME LIBERTOU DO IMPERIO DAS TREVAS EM QUE EU VIVIA,AGORA EU POSSO DIZER PRA VC QUE JESUS CRISTO DE NAZARE NAO E UMA HISTORIA DE QUADRINHOS E UMA REALIDADE NAO UMA RELIGIAO.ELE ESTA VIVO EM MIM.PORQUE SO ATRAVES DELE EU COSEGUIR MUDAR O RUMO DA MINHA VIDA.VC PRQCISA CONHECE-LO DE VERDADE POIS ELE TE AMA MUITO.

    ResponderExcluir

Aviso: o proponente desse blog está expressando sua opinião sobre o tema proposto, e esperamos que as opiniões nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para debater o tema e não criticar pessoas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail válido).