No dia 19/09/09 a E.E.M.A.R (Escola Estadual Maria Andrade Resende) por intermédio do professor de Filosofia Israel Martins realizou o primeiro Colóquio Filosófico com o tema: Pensar, Repensar: O Reconto da Vida.
Um dos objetivos do Colóquio entre outros, foi o de apresentar-se na condição de transdisciplinar com o esforço pedagógico de desfazer o senso comum de se ensinar culturalmente enraigado nas nossas escolas.
Nessa perspectiva, o Colóquio Filosófico propiciou uma atmosfera orientada nos conceitos da dialética que em certa medida possibilitou o cruzamento de diversas disciplinas, enfatizando sobremaneira os temas; Ética, Política, Religião, História, Conduta Humana orientados para a formação humana dos alunos e demais convidados.
O grande diferencial desse (projeto) Colóquio Filosófico e o que o torna válido é a oportunidade que o aluno tem de apresentar-se como autor e protagonista que comunicará os resultados de sua pesquisa após acompanhamento permanente do professor. Significando, assim, uma inversão de papeis, onde o “professor” vai para o banco e o aluno mostra o que tem a ensinar.
Assim, pensamos estar enfrentando a dificuldade de conviver com ensinos separados e fragmentados ao adotar uma pedagogia conjunta e “solidária” que viesse agrupar todos os professores com suas respectivas habilidades e competências.
Entretanto, o mais lamentável ficou por parte da subjetividade e interesses pessoais de alguns “professores” que se mostraram fleumáticos a esta desafiadora proposta pedagógica de orientar nossos jovens. Não internalizaram a idéia de sair cada um de suas monadazinhas (mundinho isolado) e trabalhar para o bem comum da Escola e concomitante dos alunos.
Como dizia minha grande mestra, “isto são outras estórias”. O mais importante foi o prazer de deleitar-mos do sabor e da riqueza cognitiva demonstrada pelos alunos envolvidos nesse esforço epistemológico. Aluno não deve ser visto como nenhum repositório para professores despejarem suas informações e não ensiná-los o que fazer com elas.
A fim de encerrar, não poderia deixar passar incólume as sábias palavras de Durkheime que diz “o objetivo da educação não é o de transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o de criar nele um estado interior e profundo, uma espécie de polaridade de espírito que o oriente em um sentido definido, não apenas durante a infância, mas por toda a vida”.
Com este Colóquio, tratamos de transformar as informações em conhecimento, de transformar o conhecimento em sapiência, isso orientado segundo nossas finalidades aqui bem definidas.
Está ai um convite para ser pensado.
Paz em bem!
Paz em bem!
Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirEmbora não creia que os teus alunos tirem grande proveito disso... tampouco posso menosprezar as tuas tentativas de fazer valer o teu diploma.
Boa sorte nessa empreitada! Nessa, e nas que mais vierem.
Lwei