Quem sou eu

Minha foto
Divinopólis, Minas Gerais, Brazil
Filósofo educador. "(...) a felicidade não é o somatório de todos os prazeres de que logramos desfrutar menos todas as dores que não conseguimos evitar e, sim, uma certa qualidade de vida".

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CONVITE AO PENSAR: O diálogo inter-religioso na perspectiva da escola. Alteridade, justiça e educação

O diálogo Inter-religioso, além do seu viés teológico, traz consigo um significado muito especial na construção e valorização da humanidade: abre caminhos inéditos de testemunho cristão, promove a liberdade e a dignidade dos povos, estimula a colaboração para a prática do bem comum, supera a violência motivada por atitudes religiosas fundamentalistas, educa para a paz e para a convivência cidadã; é por assim dizer um campo de atuação assumida pela Doutrina Social da Igreja.
Assim sendo, a partir de um olhar ilustrado, pensamos ser importante estender esse campo de atuação para os horizontes das Escolas públicas como uma possibilidade de poder ampliar as relações comunicativas e estimular a prática do bem comum, o respeito, a diversidade religiosa e pensamentos.
A pluralidade religiosa em nossa sociedade e mundo torna-se cada vez mais evidente e por isso mesmo faz-se necessário que antecipemos na busca de estratégias para se conviver num futuro com todas essas manifestações de forma harmoniosa e saudável combatendo eventuais rémora motivada por intolerância e discriminação.
O diálogo inter-religioso é o diálogo e a manifestação de fraternidade com pessoas e instituições de outras religiões inclusive as cristãs. Posto isso, ficamos convencidos de que valores humanos, éticos e religiosos tornam-se as matizes com o qual procuramos fazer o bem a todos e trabalharmos juntos na perspectiva de construção de uma sociedade mais justa, equitativa e plenamente democrática.
Por essas razões, acreditamos ser importante que as escolas abram as portas para essa perspectiva do diálogo. Somente assim, poderemos confiar aos alunos a importância de abrirmos para a perspectiva do entendimento e tolerância para com os outros, suas crenças e convicções.
Saberemos também como a intolerância religiosa em determinada parte do mundo conflitua com os paradigmas do mundo moderno, quando promove discriminação e preconceitos de toda ordem.
Assim sendo, fica desde já o convite, um convite para o pensar onde poderemos criar melhores perspectivas capazes de promover o bem comum, o entendimento e a abertura para o diálogo sincero.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aviso: o proponente desse blog está expressando sua opinião sobre o tema proposto, e esperamos que as opiniões nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço abaixo é destinado para debater o tema e não criticar pessoas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail válido).